Saiba como realizar um Casamento Católico na Igreja

Você que sonha em se casar em uma Igreja Católica, sabe realmente o que precisa para realizar a sua cerimônia de casamento? Se você pretende entrar de véu e grinalda na igreja, saiba que existem certas regras burocráticas que não podem deixar de serem cumpridas. Mesmo sendo uma das cerimônias mais realizadas no Brasil, o casamento religioso católico ainda gera algumas dúvidas, principalmente na área burocrática. Vamos falar um pouco sobre isto neste post, para que assim, seu casamento católico terá validade na vida civil.

casamento católico na igreja

Documentos necessários

A primeira atenção que devemos tomar, após decidir em qual igreja a cerimônia de casamento será realizada, são com os documentos necessários para que sua união tenha validade na vida civil. Muitos documentos devem ser apresentados, então aconselhamos os noivos para que se atentem a esta parte burocrática do casamento antes de começar a enviar os convites aos convidados. Cada igreja pode adotar procedimento próprios mas, no geral, estes são os documentos solicitados para casar-se em uma Igreja Católica:

  • Licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos.

  • Cópias autenticadas do RG e CPF do casal.

  • Certidão de batismo dos noivos.

  • Cópia de comprovante de residência.

  • Certificado do curso de noivos.

  • Carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia).

  • Ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

  • Taxa da igreja.

casamento na igreja

Civil e Religioso

Uma dica que alguns noivos desconhecem é que o casal pode escolher realizar o casamento no civilantes, durante ou após a cerimônia religiosa, lembrando apenas que os noivos não podem se esquecer de retirar na igreja o termo de celebração de casamento com efeito civil, após sua cerimônia de casamento religioso, para que o casamento tenha validade. Para realizar o “casamento religioso com efeito civil”, o procedimento a serem adotados são os seguintes:

  • Agendar no cartório a retirada da habilitação de casamento (com antecedência de 30 a 60 dias do casamento). Retirar o documento com duas testemunhas na data marcada.

  • Após a cerimônia, retirar na igreja o termo de celebração de casamento com efeito civil.

  • Reconhecer firma do termo em cartório que possuam firma aberta.

  • Levar o termo para o cartório onde deram entrada no processo de habilitação para trocar o termo pela certidão de casamento (prazo de 90 dias após a celebração religiosa, do contrário os noivos permanecem solteiros!).

casamento na igreja católica documentos

Também é possível realizar cada ato, casamento religioso e casamento civil, separadamente, celebrando a união na Igreja e depois realizar os trâmites no civil. Para tanto os noivos precisam fazer o seguinte:

  • Comparecer em cartório, após a celebração no religioso, com duas testemunhas que devem levar documento de identificação.

  • Levar o Requerimento de Religioso e Termo Religioso com efeito civil e solicitar a entrada para o casamento no cartório.

  • Não havendo impedimento, o cartório irá registrar o casamento e a certidão ficará pronta em 16 dias. A data do casamento continuará sendo o dia da celebração religiosa.

 casamento na igreja católica sp

Casamento com noivos de diferentes religiões

É fato que nos dias atuais muitos casais podem não ser da mesma religião.  Se os noivos forem de diferentes religiões cristãs eles poderão optar pelo casamento ecumênico, e celebrarem com elementos das duas religiões. Neste tipo de cerimônia de casamento religioso, os noivos escolhem representantes de cada crença para realizar a cerimônia, cada uma com o seu costume.

No caso da Igreja Católica, caso um dos noivos não seja desta religião, não existe a necessidade ou obrigação de conversão religiosa. O noivo que não for da religião católica só precisa respeitar a fé do cônjuge católico. Claro que cada Igreja possui suas regras e procedimentos próprios, então certifique-se com o responsável pela Igreja onde você pretende se casar.

casamento na igreja católica

Agora, com todas as informações sobre os procedimentos burocráticos esclarecidos, é só enviar seus convites e se preparar pro grande dia do SIM!

Posts Relacionados:

posted by master in Casamentos and have No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *