Casamento Celta: os simbolismos da união matrimonial

Atualmente, uma opção que têm sido popular para casais que buscam fugir do modelo tradicional é a Cerimônia de Casamento Celta, repleta de simbolismos inspirados nas tradições da cultura celta e significados sobre toda a vida dos noivos até então.

casamento celta

O Casamento Celta é uma ótima opção para noivos que buscam uma cerimônia com maior participação da família, dos padrinhos e dos convidados em geral, pois esses têm seu momento de evidência na cerimônia para manifestar seus votos e bênçãos e entregar presentes que os simbolizam. Além disso, também se mostra uma boa solução para noivos que cultuam religiões diferentes, já que não está ligado fundamentalmente a nenhuma religião e, ao contrário de anular uma religião específica, pode acolhê-la.

Saiba mais a seguir sobre esse modelo de celebração que pode ser o ideal para você!

Os celtas

O povo celta habitava a maior parte do Oeste da Europa por volta de 2.000 a.C., se tratando de um povo de exploradores que levavam sua cultura por onde iam. Muitos destes traços culturais foram perpetuados por seus descendentes e se fazem presentes até hoje, como é o caso do idioma e da própria celebração de matrimônio.

A valorização da natureza

Para os celtas, a união de duas pessoas era algo sagrado por si só, pois acreditavam em laços físicos e espirituais e na união das duas almas. A simbologia é baseada nos elementos da natureza: fogo, água, terra e ar, sendo estabelecida uma analogia com o relacionamento. Por isso, é interessante celebrar em um espaço aberto para que a natureza esteja definitivamente mais presente na composição visual.
Sobre a mesa do altar, estão todos os símbolos: 

  • o elemento fogo é representado por velas, que também representam a chama do amor.
  • o elemento água, que representa a flexibilidade, paciência e transparência, permanece em uma jarra e é servida em cálices aos noivos pela ritualista
  • o elemento terra é representado por um prato de sal, que representa abundância, solidez fertilidade e felicidade no relacionamento
  • o elemento ar é representado pelos incensos, que são acesos, um por cada noivo, após a entrada do casal para purificação e levar a prece aos céus

 

Os símbolos e significados

Tudo parte inicialmente de um Estudo do Casal, para revelar os elementos e a energia do encontro e a Mandala do casal, que é o Ponto de Encontro. 

A cerimônia é realizada por uma ritualista, uma figura feminina que representa a energia do universo na energia feminina, capaz de fecundar e criar segundo a cultura celta. A abertura é realizada por uma figura feminina jogando pétalas de rosa, que simbolizam a pureza e a graça, e uma figura masculina jogando sementes, que simbolizam a prosperidade, e tocando o sino, simbolizando a alegria.

O caminho dos noivos até o altar representa a vida e as escolhas de cada um até o momento em que ambos se encontraram, representado pela Mandala, feita com folhas e pétalas. O noivo entra primeiro e depois, sobre a Mandala, aguarda a noiva.
Para purificação, os noivos lavam suas mãos em uma bacia com lavanda, água (fluidez que conecta com o sagrado) e sal, poderoso cristal catalisador de energias negativas. Após esse procedimento, o casal está com a alma lavada e com o coração aberto para os votos das pessoas queridas.
Nesse momento, dão a volta na mesa e se põe de frente para os convidados para receber as bênçãos, que vêm por meio de pequenos objetos. Por exemplo, um recipiente com sementes de girassol (prosperidade) ou um pote com sal e mel (nesse caso, o pote representa a fartura, o sal simboliza a unidade da família e o mel é o néctar da vida).
As alianças são talismãs sagrados que representam a união. São trazidas por escolhidos dos noivos, intitulados Dagdas, para serem lavadas na água e sal para purificação. Cada família recebe em mãos a aliança de seu filho e entrega ao cônjuge, se apossando da palavra para transmitir os votos.

 

Quem faz, diz amar! Promete um momento muito especial não só para os noivos, mas para todos os presentes. Conte para a gente o que você achou dessa celebração tão diferente e especial.

Posts Relacionados:

posted by master in Casamentos and have No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *