Porque usamos a aliança no quarto dedo da mão esquerda?

Significado-Alianca-CasamentoAs explicações para o uso na mão esquerda variam. A teoria mais aceitável é que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão, e a esquerda submissão. Usar anel na mão esquerda , dado pelo cônjuge, teria a conotação de submissão ao parceiro devido ao compromisso assumido.

Outra teoria ( e que nós preferimos..rs) , é de que pelo anular passava uma veia que ligava esse dedo diretamente ao coração. Acreditava-se que um imã tinha o poder de atrair o coração humano,órgão que representa o amor.Por isso tiveram a ideia de usar anéis após a celebração matrimonial , com a função de atrair o coração do companheiro para sempre.
O imã , em formato de anel,era usado no dedo anular da mão esquerda , pois acreditava- se que ali havia uma veia ligada diretamente ao coração .Esse costume passou depois para os romanos e a Igreja manteve a tradição .

Alianca-Casamento-BlogOutra é de que o dedo anelar da mão esquerda é o menos utilizado de todos os dedos. Dessa forma , a aliança ali corria menos riscos e estava mais protegida, Assim , também o amor do casal.

Os chineses tem uma explicação muito bonita: Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo.Assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família, e como os dedos anelares não conseguimos separá-los , significando que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida.

Posts Relacionados:

posted by master in Casamentos and have No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *